BIENAL do livro no Rio 2023, bate recorde de vendas nos primeiros dias e recebe várias atrações
A Bienal do livro começou na última sexta-feira (01), e continua impressionando pessoas ao longo de todos os dias. Um dos maiores eventos culturais do país, com mais de 200 horas de programação, já bateu números recordes de vendas em apenas 3 dias de evento. Além de receber a vista de mais de 100 mil alunos das redes municipais de ensino.
No segundo dia de Bienal (02), tivemos a presença de 3 autores internacionais, como Cassandra Clare, Júlia Queen e Neal Shusterman. Todos os autores se apresentaram no painel ‘’Palavra Chave‘’ e tiveram o número máximo de lotação. Além de contar com filas enormes para a retirada de senhas e sessões de autógrafos.
Por sua vez, a autora Júlia Queen foi recebida em um elegante baile de máscaras com dançarinos á caráter das vestimentas de época. Os fãs receberam acessórios na entrada e alguns até tiveram a sorte de ganhar um Boxer com todas as obras da autora.
Quem também marcou presença nos Stands e painéis foram os autores nacionais. O quadrinista Mauricio de Sousa, era um dos nomes mais aguardados. Assim como o escritor Pernambucano, Itamar Vieira Junior, que foi um dos palestrantes na sessão ‘’Café Literário”. O autor de ‘Torto Arado’, tratou durante a palestra diversos temas urgentes dentro do âmbito da literatura nacional e também explicou o processo criativo na elaboração de seus personagens e seu profundo apego a essas criações.
“O que eu vou dizer é estranho, eu sinto até vergonha de falar sobre o meu processo criativo…Eu sinto um apego enorme ao personagem. No momento que estou escrevendo, eu me sinto muito íntimo, eu ás vezes não sei como vai terminar! Mas toda vez que eu fecho uma história e mando pra revisão, eu fico de luto pelo personagem, eu sinto uma profunda tristeza e fico deprimido por um longo tempo” Explicou o autor.
Tiveram também muitas editoras com preços acessíveis e descontos. A lpm&Pocket foi uma dessas, que fez 10% de desconto na compra de qualquer livro; a Golobo livros conquistou o coração de muitas pessoas também, com descontos de até 30% em diversos títulos da loja! A Promo livros foi uma das editoras mais acessíveis do evento, realizando promoções de 3 livros por R$50 reais.
E arrastando uma multidão de pessoas, as autoras nacionais e independentes congestionam muitos corredores do Pavilhão Verde na Bienal. No dia 02 de Setembro, o Stand das Apimentadas (junto com a Editora Unicorn Books) esteve lotado durante todo o dia. Tendo presença de algumas autoras como: Bruna Pallazzo, Gabriela Bortolotto, Nathalia Santos, Maria Isabel Mello, Milena Seyfild, Kel Costa.
No stand da Cabana Vermelha e da The Books, contaram também com a presença de grande nomes da literatura nacional como: Tatiane Biasi, Eduarda Brits, Alessa Ablle, Bianca Pohndorf e Ivy Matarazzo.
A literatura dos romances nacionais ganha cada vez mais espaço nas prateleiras e e-books dos leitores e fica fácil de confirmar quando vemos a quantidade de pessoas presentes nos standes das autoras nacionais. Chegando as filas para as sessões de autógrafos com mais de 1h30min de espera, chegando a congestionar o trânsito dos corredores da Bienal.
Esperamos que num próximo momento, as organizações dos eventos literários levem em consideração a força das autoras nacionais e que elas possam ganhar cada vez mais espaço.
O evento que é o maior festival da cultura nacional seguirá até o dia 10 de setembro e promete muitas surpresas ainda.
Deixe uma resposta