Arte dos estudantes do EJA em exposição no Theatro Municipal
Alunos jovens e adultos da rede estadual apresentam trabalhos realizados ao longo do ano letivo
Uma aula de arte e muita superação. Nesta quinta-feira (7/12), estudantes da modalidade de ensino Jovens e Adultos (EJA) das escolas estaduais de todo o Estado do Rio tiveram a honra de expor seus trabalhos artísticos em um espaço sagrado da cultura nacional: o famoso Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Centro do Rio. A ação, realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), fez parte do Projeto Expoeja-RJ 2023 e marcou o encerramento do ano letivo do EJA.
A subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel, destacou o esforço dos estudantes e professores e disse que todos merecem aplausos.
— A minha maior satisfação é ver o resultado deste trabalho, dos Jovens e Adultos. É uma oportunidade riquíssima de ver a construção dos saberes de cada um. Sei que produzir tudo requereu um esforço enorme, já que não é fácil conciliar os estudos com as outras tarefas do nosso dia a dia. Quero agradecer a toda comunidade escolar, que trabalhou bastante para o sucesso desse projeto — celebrou a subsecretária.
Este é o terceiro ano seguido que a Seeduc promove a exposição. O Projeto Expoeja-RJ é uma iniciativa para estimular os alunos do EJA a exibirem seus trabalhos artísticos e culturais realizados ao longo do ano letivo. O tema desta edição é “Desconstruindo Bolhas e Derrubando Muros: Conectando Gerações e Saberes”, com o objetivo de incentivar a reflexão sobre as barreiras sociais e culturais que nos separam, além de explorar maneiras de construir pontes de compreensão e colaboração, através de trabalhos e exposições artísticas.
— Trabalhar com o EJA nos envolve totalmente: Corpo, mente e alma. Como disse o educador Paulo Freire, é impregnar de sentido tudo o que a gente faz. Eles estão dando a volta por cima. Esse é um espaço para o aluno se mostrar, expondo o que ele aprendeu e o que ele construiu. Ver o trabalho desses alunos não tem preço — afirmou Kishnoray Lopes, diretora-adjunta do Colégio Estadual República do Peru, do Méier.
ARTE QUE EMOCIONA E ENCANTA
A exposição contou com quadros, artesanato, maquetes e diversas obras produzidas pelos estudantes, que são verdadeiros artistas, tanto na arte quanto na vida. As obras emocionaram a todos os presentes.
— Estou muito feliz de estar aqui. Está tudo muito lindo. Eu voltei para o colégio porque tenho um objetivo: Quero ser cada vez melhor e ajudar os outros. Sonho em me tornar uma grande empresária. A gente, que é negro, enfrenta dificuldades, mas amo minha cor, amo meus professores e sei que ainda posso muito mais — disse Raquel Valadares, de 58 anos, aluna do CE Alberto Rangel, de Jacarepaguá.
A mostra recebeu também a visita da Miss Rio de Janeiro 2023, Isis Ruy, que ficou deslumbrada com as obras apresentadas.
— Estou extremamente encantada com este trabalho, que traz toda a arte, carinho, amor e dedicação de cada aluno, que só tem a agregar à cultura não apenas do Rio de Janeiro, mas de todo o mundo. Sem arte e sem educação, não chegamos a lugar nenhum. Estes são os pilares do mundo. Está lindo. Parabéns a todos os envolvidos — elogiou Isis, que foi Miss Maricá 2022 e Miss RJ America’s 2023.
Durante o evento, também foram realizadas apresentações teatrais, de dança e música, com muita inspiração e criatividade. Aluno do CE Barão de Tefé, de Seropédica, Mikael Ângelo apresentou, junto com sua turma, a encenação “Vivendo Conceição Evaristo”, que incluía um coral de libras. E todos se emocionaram.
— Esse evento é muito importante, principalmente sendo uma ação na modalidade de jovens e adultos. É fundamental essa troca de experiências, algo muito legal que vamos levar para toda a vida — comentou Mikael.
Foi um dia muito especial e inspirador, que traduziu a essência da Educação, através da arte e da interação. Aluna do Colégio Estadual Prefeito Luiz Guimarães, Delma Ferreira Braga, de 59 anos, comemorou o sucesso do evento.
— Estamos todos encantados. Nunca é tarde para ser feliz — finalizou Delma.
Deixe uma resposta