Araruama realiza I Conferência Municipal do Meio Ambiente em dezembro
A Prefeitura de Araruama, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoverá a I Conferência Municipal do Meio Ambiente no dia 6 de dezembro, a partir das 8h, no Teatro Municipal, localizado na Praça Menino João Hélio, no Centro da cidade. O evento, que será aberto ao público, visa reunir a comunidade e especialistas para discutir questões relacionadas ao meio ambiente, com foco nas mudanças climáticas.
O tema central da conferência será “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. O encontro buscará debater estratégias e propor soluções para enfrentar os impactos do aquecimento global, que já afetam diversas regiões do planeta. A ideia é estimular a conscientização sobre as consequências das mudanças climáticas e promover ações que contribuam para a mitigação e adaptação desses efeitos.
A conferência contará com a presença de representantes dos poderes executivo e legislativo, do Conselho de Meio Ambiente e de diversos palestrantes. Serão abordados cinco eixos temáticos durante as discussões: mitigação da emissão de gases do efeito estufa, adaptação e prevenção de desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança ambiental. Cada um desses temas tem como objetivo principal promover a sustentabilidade e a redução dos impactos ambientais.
Essas conferências são de grande importância, pois se conectam com a Conferência Estadual do Meio Ambiente, que integra a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Em um cenário global, o aquecimento global deve alcançar 1,5ºC entre 2030 e 2050, o que pode intensificar eventos climáticos extremos e a elevação do nível do mar, prejudicando diretamente as condições de vida da população e afetando a economia global.
A I Conferência Municipal do Meio Ambiente de Araruama é aberta a todos os moradores a partir de 16 anos. As inscrições podem ser feitas online, e a participação no evento é uma oportunidade importante para discutir e se engajar nas soluções que o município pode adotar para enfrentar os desafios ambientais do presente e do futuro.
Deixe uma resposta