Águas de Juturnaíba inaugura nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), em Ponte dos Leites
Com foco na sustentabilidade, concessionária de Águas inaugura nova unidade ETE que também conta com equipamentos de última geração
Águas de Juturnaíba, concessionária do Grupo Águas do Brasil, inaugurou nesta quinta-feira (13), em Araruama (RJ), a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ponte dos Leites, uma das mais sustentáveis do país. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, que participaram desse momento inesquecível para a população de Araruama.
“Esse trabalho extraordinário de sustentabilidade em Araruama com certeza vai mudar a história do nosso Brasil para que tenhamos um futuro ainda mais promissor e o meio ambiente eficiente para as novas gerações”, afirmou a prefeita de Araruama, Livia de Chiquinho.
Com um investimento de R$ 31 milhões, a estação passou por obras de ampliação e modernização, aumentando em 80% a vazão nominal de tratamento, a capacidade para tratar até 220 litros por segundo (l/s) de esgoto e atender até 144 mil habitantes. A unidade utiliza tecnologias para o reaproveitamento total dos resíduos decorrentes do tratamento de esgoto.
“É uma das estações mais modernas do Brasil a nível de tratamento. Quando nós chegamos com a concessionária aqui na região a grande prioridade era melhorar o abastecimento de água e logo depois veio a antecipação dos investimentos no tratamento de esgoto. E hoje temos a Lagoa de Araruama com grandes resultados de balneabilidade, a presença de cavalos-marinhos, o retorno da pesca e dos esportes náuticos”, disse Cláudio Abduche, diretor-presidente do Grupo Águas do Brasil.
O novo sistema de tratamento de esgoto possui equipamentos de última geração em um espaço de 11 hectares, equivalente a 11 campos de futebol. A estação comporta duas unidades de tratamento preliminar mecanizados, dois reatores aeróbios de batelada sequenciais, três lagoas de Wetlands – sistema de tratamento de esgoto por meio de plantas –, uma usina de compostagem para produção de biofertilizante e uma oficina de tijolos ecológicos artesanais.
Neste mesmo local, funciona diversos projetos sustentáveis, incluindo o Projeto João de Barro, nessa oficina são produzidos tijolos e pisos intervalados, sendo feitas em média de 300 peças por dia, mas podendo chegar até 1.000, as peças serão aplicadas no paisagismo e na construção de tomadas de tempo seco da concessionária.
O nome da oficina parte da grande presença de joões-de-barro na estação que, por fazer tratamento ecológico com o sistema Wetland, é rica em fauna, como peixes e aves. Além do tratamento ecológico, a estação conta com a usina de compostagem de lodo e resíduos de poda e, agora, com a oficina de tijolos, minimizando a destinação do material para aterros sanitários.
“A ETE Ponte dos Leites é o exemplo concreto de como a inovação pode ser aplicada no setor de saneamento básico. Ela reforça o compromisso do Grupo Águas do Brasil com a recuperação do sistema lagunar. Os resíduos provenientes dos 7,7 milhões de litros de esgoto tratados serão utilizados para a produção sustentável de tijolos artesanais e de um biofertilizante desenvolvido com exclusividade pelo nosso time, evitando também a sobrecarga de aterros sanitários”, destacou Carlos Gontijo, diretor da Concessionária Águas de Juturnaíba.
O restante do material que não consegue ser mais aproveitado, é enviado para compostagem na própria ETE, produzindo o biossólido – fertilizante rico em matéria orgânica e nutrientes, que é aplicado em projetos de reflorestamento desenvolvido pela companhia, que já reflorestou mais de 20 hectares, equivalente a 35 mil mudas de espécies nativas, no entorno do Reservatório de Juturnaíba.
“Em tempos difíceis, onde nós temos a degradação ambiental acontecendo no planeta, uma boa notícia aqui em Araruama. É a modernização de uma estação de tratamento que hoje trata quase 70% do esgoto da população de Araruama, trazendo o retorno imediato na qualidade das águas da nossa laguna”, finalizou o vice-governador Thiago Pampolha
Deixe uma resposta