A intensa chuva causou alagamentos em diversas áreas do Rio de Janeiro, impactando o abastecimento em bairros como Botafogo, Catete, Flamengo, Lapa e outros, com pontos de interdição registrados.
A Defesa Civil do Rio ativou 85 sirenes em 54 comunidades.
O Centro de Operações Rio, da prefeitura, informou que a capital fluminense entrou no Estágio Operacional 3 por volta das 2h50 deste domingo (21) devido às fortes chuvas. Nesse estágio, o terceiro em uma escala de cinco, há certeza de ocorrências de alto impacto a curto prazo.
A Águas do Rio comunicou que a Cedae precisou reduzir a produção de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu e interrompeu a operação das represas do Sistema Acari para controlar a qualidade da água. A Cedae afirmou que o Guandu voltou a operar a 100% ao meio-dia. A redução na operação pode resultar em falta d’água no Grande Rio, afetando regiões do Centro e Zonas Sul e Norte do Rio de Janeiro, além de municípios da Baixada Fluminense.
Os bombeiros realizaram cerca de 30 atendimentos no estado, principalmente relacionados a resgates de pessoas, inundações e alagamentos. Até a última atualização, não havia relatos de novas vítimas.
Diversos bairros, como Botafogo, Catete, Flamengo, Rio das Pedras e Lapa, enfrentaram alagamentos. Favelas como Maré e Rocinha também tiveram bloqueios após o temporal. Segundo os Bombeiros, até o momento, não houve grandes ocorrências na capital.
O prefeito Eduardo Paes e o governador Cláudio Castro se pronunciaram sobre as tempestades, pedindo cautela e informando a mobilização dos órgãos de resposta. A Defesa Civil do município acionou sirenes em 54 comunidades, enquanto na Região Serrana, Petrópolis também ativou sirenes por volta das 3h20.
O temporal afetou eventos, como o cancelamento de um show da cantora Pitty no Morro da Urca, devido à paralisação dos bondinhos do Pão de Açúcar. O público aguardava autorização para descer, e o Parque Bondinho Pão de Açúcar informou que a operação ficou parada por uma hora.
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) destacou que o Rio Botas transbordou em localidades como Parque Horizonte, Santa Eugenia e Jardim Esplanada, em Belford Roxo, e Nova Iguaçu. Belford Roxo entrou em estágio de atenção, enquanto em Maricá, a prova do concurso para Agentes de Saúde foi cancelada devido às chuvas. São Gonçalo, na Região Metropolitana, também enfrentou risco de transbordamento do Rio Alcântara.
Fonte e Fotos: https://g1.globo.com
Deixe uma resposta