Lula toma posse diante de milhares de pessoas
Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse neste domingo (1º) como o 39º presidente da história do país, pela 4 vez na história. A celebração do início do mandato levou milhares de apoiadores à Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Em moemnto memóravel, Lula recebeu a faixa presidencial de pessoas comuns, representantes do povo brasileiro.
Em discursos, o presidente ressaltou a defesa da democracia e o foco no combate à pobreza e à fome. Ao falar de fome, no parlatório do Palácio do Planalto, de frente para a multidão, Lula chegou a se emocionar.
Ele também teceu críticas ao governo anterior, sem citar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Houve o famoso passeio pela explanada dos três poderes com o Rolls Royce presidencial. Lula estava acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e da mulher do vice, Lu Alckmin. Lula foi oficialmente empossado no Congresso, em cerimônia diante de parlamentares e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Em uma fala de 31 minutos, o presidente exaltou a “democracia para sempre”.
“Sob os ventos da redemocratização, dizíamos ‘ditadura nunca mais’. Hoje, depois do terrível desafio que superamos, devemos dizer ‘democracia para sempre'”, afirmou.
Lula disse ainda que seu governo vai ser de esperança, união do país e sem revanchismo.
Deixe uma resposta