Foto: Mari Ricci/SECOM
Equipamento moderno no CEAD oferece diagnósticos rápidos e precisos para a população
A Prefeitura de Cabo Frio deu mais um passo no fortalecimento da saúde pública com a instalação de um tomógrafo computadorizado de última geração no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (CEAD), em Tamoios. O aparelho, que já está em funcionamento, promete diminuir a espera por exames e garantir resultados mais ágeis e precisos. A unidade também recebeu um novo aparelho de raio-X, ampliando a capacidade de atendimento.
Os exames no tomógrafo começaram no início deste mês. Pacientes em situações de urgência e emergência recebem o laudo em até duas horas, enquanto casos ambulatoriais são atendidos em diversas especialidades, como cardiologia, neurologia e oncologia.
Com 16 canais, o equipamento proporciona imagens de alta resolução e maior rapidez nos diagnósticos. Antes, a região contava apenas com um tomógrafo antigo, que estava fora de operação há mais de um ano, obrigando os moradores a se deslocarem até o Hospital São José Operário, em São Cristóvão.
O prefeito Dr. Serginho destacou a importância da iniciativa para a qualidade de vida da população:
“Estamos ressuscitando a saúde de Tamoios, que estava no fundo do poço. Agora, os moradores não precisam mais se deslocar para outro distrito para fazer exames de imagem. Aos poucos, vamos levar a dignidade de volta para a população de Tamoios. Não estamos brincando de governar, estamos fazendo uma revolução. Estamos mudando essa realidade com muitas ações e responsabilidade, e nosso trabalho ainda está no início”, afirmou.
O novo tomógrafo será utilizado tanto em emergências da UPA quanto em consultas ambulatoriais, com capacidade para realizar cerca de 1.800 exames mensais – uma média de 60 por dia. Cada procedimento dura apenas 40 segundos, e os resultados serão disponibilizados em breve por meio de um aplicativo. Além disso, o aparelho permite exames com contraste, essenciais para diagnósticos oncológicos.
Antes da instalação, a rede elétrica da sala foi modernizada, e ajustes estruturais foram feitos para melhorar o conforto de pacientes e profissionais. Em breve, o CEAD também receberá um mamógrafo, com o objetivo de eliminar a fila de espera para esse tipo de exame.
A secretária de Saúde, Beatriz Trindade, reforçou o compromisso com a eficiência no atendimento:
“Estamos começando a caminhar com mais agilidade na rede pública de saúde de Cabo Frio, pois estamos investindo em tecnologia, inovação e humanização nos atendimentos. Com a instalação do novo tomógrafo, o deslocamento de três horas dos moradores de Tamoios, para exames e laudo, foi reduzido para poucos minutos, para quem mora próximo ao CEAD. Teremos capacidade para realizar 70 atendimentos por dia, em vez de 25, com equipes médicas 24h para operar o tomógrafo. A meta é manter um atendimento rápido, com filas de espera cada vez menores”, explicou.
Share this content:
Publicar comentário