Alunas do “Pronatec Mulheres Mil” concluem curso de auxiliar administrativo

Foto: Renan Freitas/PMSPA

Cerimônia emocionante marcou a formatura de 20 participantes

Na terça-feira (12/08), as alunas do programa “Pronatec Mulheres Mil”, apoiado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, viveram um momento especial. Durante uma solenidade repleta de emoção, 20 mulheres receberam seus certificados de conclusão do curso de auxiliar administrativo, realizado na Faetec local. A ação foi resultado de uma colaboração entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e a Secretaria de Estado da Mulher.

A diretora do Departamento de Direitos Humanos, Fernanda Costa, representou a secretária Aline Manhães e dirigiu-se às formandas. “Estou muito feliz porque todas que iniciaram o curso conseguiram concluir com sucesso. É muito gratificante ver vocês se formando hoje e eu espero que tenham absorvido tudo que aprenderam aqui. Gostaria de falar para vocês que isso aqui foi só um degrau e que não há um limite, não há um último degrau. Por isso, é importante termos forças para continuar”, disse.

Com duração de 40 dias, a capacitação teve início no dia 2 de junho. Luciana Avelino, pedagoga e representante do Pronatec Mulheres Mil, ressaltou a relevância da iniciativa. “É gratificante, porque são mulheres que vieram de situações de vulnerabilidade social. Este é um programa que também é abraçado pela Prefeitura e isso tem um engajamento bacana, em parceria também com a FAETEC, que nos recebeu de braços abertos. É um resultado muito positivo”, explicou.

Na ocasião, cada participante compartilhou sua experiência pessoal. Como forma de agradecimento, as estudantes produziram cartazes com ilustrações em homenagem à instrutora Eliane Araújo.

Entre as histórias, destacou-se a de Ester Andressa, operadora de caixa e moradora do Porto da Aldeia. Comovida, ela relembrou sua trajetória. “Esse curso foi indicação da Patrulha Maria da Penha, devido a uma situação que eu passei. É a segunda vez que participo de um curso, só que, desta vez, a importância foi diferente. Aprendi muito e é algo que irei levar comigo, sou operadora de caixa, mas é o meu último ano e quero levar para frente tudo o que aprendi”, contou.

A instrutora Eliane Araújo agradeceu o suporte da Prefeitura e da Faetec. “Este foi um curso diferente, composto por diferentes histórias e emoções. O apoio da Prefeitura e da Faetec foram excelentes, sempre tive acesso aos materiais e no que eu precisei”, afirmou.

Também participaram da cerimônia a coordenadora do CEAM Daiana Borges, Luciana de Oliveira, a assistente administrativa Eliane Brasil e o co-gestor da FAETEC, Carlos Eduardo.

Share this content:

Publicar comentário