Alunos da rede estadual da Baixada Fluminense
participam do 3º Encontro de Gremistas
O evento reuniu estudantes de 101 escolas a fim de estimular a troca de experiência e destacar sua importância para o colegiado.
Um momento de muito aprendizado, com o objetivo de promover o protagonismo juvenil. Nesta sexta-feira (22/11), o Ciep 333 Cacilda Becker, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, recebeu o 3º Encontro de Gremistas, que reuniu alunos integrantes de grêmios estudantis de 101 escolas da rede estadual de ensino da Baixada Fluminense. A iniciativa é desenvolvida anualmente e tem o intuito de estimular a troca de experiências entre os estudantes e evidenciar sua importância para o colegiado.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, destacou a relevância do grêmio para o sucesso de uma comunidade escolar.
– A participação desses estudantes é fundamental, pois possibilita que eles representem seus interesses dentro dos muros da escola. Além de dar voz oficial às demandas estudantis frente à gestão escolar, defendendo as pautas dos demais – afirmou a secretária.
Durante o evento, os jovens participaram de dinâmicas pedagógicas com temas importantes para a atualidade como racismo, sustentabilidade e inclusão social. Além disso, os presidentes dos respectivos grêmios entenderam mais sobre a sua missão dentro do colegiado e a responsabilidade de caminharem junto à direção da escola.
– Gostei muito de participar deste evento que a minha escola promoveu, principalmente de poder olhar as ideias que são desenvolvidas pelos outros gremistas nas suas unidades escolares. Por exemplo, vamos implementar na nossa escola a iniciativa da gincana que recolhe lixo, realizada num outro colégio – contou Laura Celeste, de 16 anos, que é estudante do Ciep 333 e adorou conhecer diversos colegas que têm o mesmo papel que ela na comunidade escolar.
Para Maria Angélica Novaes, diretora pedagógica da Metropolitana I, o Grêmio Estudantil é fundamental para a interação entre alunos, escolas e comunidade. Ela acredita ainda que é a porta para uma vida de protagonismo social e movimentação política dos estudantes.
– Estamos muito felizes de realizarmos o nosso 3º encontro. O mais importante é que já conseguimos colher frutos deste trabalho, que vem sendo feito nos últimos anos. Quando chegamos aqui, olhamos que nossos alunos sabem se posicionar e podem contribuir com toda gestão escolar – orgulhou-se Maria Angélica Novaes.
Deixe uma resposta