Conselho aprova participação do Flamengo em leilão de terreno para estádio

Conselho aprova participação do Flamengo em leilão de terreno para estádio

Foto: Paula Reis / CRF

O Conselho Deliberativo do Flamengo aprovou, na noite desta segunda (29), na sede da Gávea, a compra do terreno do Gasômetro, por R$ 138 milhões, em leilão que acontecerá nesta quarta-feira (31), na Prefeitura do Rio.

A sessão teve a participação de 639 conselheiros, muito acima das sessões normais do órgão. Destes, 602 votaram a favor, 33 foram contrários e quatro se abstiveram. Apesar dos riscos jurídicos e financeiros apontados pelas comissões do Conselho, os conselheiros aprovaram autorização para Landim exercer seu “prudente arbítrio” para participar do leilão, que tem lance mínimo de R$ 138 milhões.

Como não há inscrição prévia de interessados, não é possível saber se haverá outros participantes além do Flamengo, motivo pelo qual Landim pediu a autorização para oferecer lances superiores ao valor mínimo caso haja disputa.

Caso vença o leilão, o Flamengo terá cinco dias para efetuar o pagamento, à vista, do valor do lance vencedor. A partir daí, inicia-se um prazo de 18 meses para o Flamengo apresentar o projeto executivo para a construção do estádio.

“O adquirente tem 18 meses após assinatura do termo de Promessa de Compra e Venda e mais 36 meses, prorrogáveis por mais 36 meses, para construir o estádio. Isto é: 7 anos e meio”, afirma o documento apresentado aos conselheiros por parte da direção do Flamengo.

O mesmo documento também informa que é possível que o Flamengo tenha que pagar alguma diferença maior no futuro pelo terreno, uma vez que a Caixa Econômica já indicou que vai tentar aumentar o valor na Justiça. Antes da reunião no clube, uma liminar para adiar o leilão foi rejeitada pela Justiça Federal no Rio de Janeiro, em ação movida pela Caixa.

“Sim, o atual titular do domínio do imovel, Caixa Econômica, poderá questionar o valor em ação de desapropriação, onde poderá ser realizada uma perícia técnica… O risco, contudo, de existir uma diferença significativa a ser paga é irrisório”, afirma o Flamengo.

Durante a reunião, o novo vice de patrimônio do Flamengo, Marcos Bodin, anunciou que a estimativa de inauguração do estádio está prevista para 15 de novembro de 2029, quando o clube completará 134 anos.

Enquanto isso, o Flamengo continuará mandando seus jogos no Maracanã. Nos próximos dias, o Conselho Deliberativo deve ser convocado para votar a criação da Empresa Fla-Flu, que tem até o dia 8 de agosto para assinar com o governo do Estado a concessão do estádio pelos próximos 20 anos. Nesta segunda, uma Assembleia Geral de sócios do Fluminense aprovou a participação do clube das Laranjeiras na empresa, que será dividida em 65% para o Flamengo e 35% para o Fluminense, divisão que se reflete nas receitas e despesas do estádio.

Deixe uma resposta


Horário comercial:
De Segunda à Sexta das 09:00hs às 18:00hs

Localização

Rua Conselheiro Macedo Soares, 117, sala 212, Centro – Araruama/RJ. CEP: 28970-000.