Procon Estadual é acionado no primeiro dia de plantão no Sambódromo
A partir da ação das fiscais consumidores puderam entrar com bebidas em lata
O Procon Estadual está com uma equipe no Sambódromo do Rio de Janeiro durante o Carnaval – entre sexta-feira (q) e quarta-feira (6), além do dia do Desfile das Campeãs (9). Em seu primeiro dia de plantão, a equipe já entrou em ação. Na noite de sexta, as fiscais conseguiram conter um princípio de tumulto em uma das entradas do Sambódromo devido a falta de clareza nas normas de acesso ao local.
O ingresso para os desfiles informava, entre outras coisas, sobre a proibição do consumidor entrar levando garrafas de vidro. Não havia informações sobre latas de bebida, mas os seguranças estavam impedindo o acesso de quem às portava. Os consumidores ameaçaram iniciar um tumulto quando descobriram que latas de bebidas estavam sendo vendidas nos quiosques no interior do Sambódromo.
As fiscais da equipe do Procon-RJ foram acionadas pelos consumidores para mediar a situação. Elas pediram calma aos consumidores mais exaltados e mostraram aos seguranças que havia duas irregularidades ali pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC): a falta de clareza na informação e o conceito de venda casada – só seria possível consumir bebidas em lata se fossem compradas no interior do Sambódromo. Por fim, os seguranças liberaram a entrada de consumidores transportando bebidas em lata.
Além da equipe presente no Sambódromo, que está lá para atender as demandas do local, o Procon Estadual estará durante o Carnaval de plantão para atender as reclamações dos consumidores que tiverem relação com a festa. Elas deverão ser enviadas pelo e-mail carnaval2019@procon.rj.gov.br.
Deixe uma resposta