São Pedro da Aldeia oferece oficina de elaboração de portfólio e cadastro no Mapeamento Cultural na quinta-feira (06)
Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura é aberta a todos os artistas, empreendedores e profissionais do setor cultural da cidade
A Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia oferece, na quinta-feira (06/07), uma oficina gratuita de elaboração de portfólio e de cadastro no Mapeamento Cultural. A iniciativa é voltada a artistas, produtores, agentes culturais e empreendedores ligados à área artística. O objetivo é fornecer instruções para a montagem do documento, que reúne informações sobre a trajetória do profissional, além de instruir os artistas no cadastro na plataforma on-line do Mapeamento Cultural. A atividade acontecerá no auditório do Cine Estação, no centro da cidade, em duas sessões abertas: das 15h às 17h e das 18h30 às 20h30.
Durante a oficina, os participantes serão instruídos quanto à elaboração do portfólio, que deve conter currículo, fotos e registros da trajetória, além das qualificações, habilidades e experiências profissionais do artista. O documento é um dos itens obrigatórios para a concorrência em editais culturais, indispensável para a comprovação de atuação cultural.
O conteúdo programático engloba, ainda, o passo a passo para o preenchimento do formulário eletrônico de cadastro no Mapeamento Cultural de São Pedro da Aldeia. A ferramenta, também chamada de Cadastro Cultural, reúne informações sobre os profissionais da Cultura, coletivos, grupos e espaços, fornecendo ao Poder Público uma radiografia do cenário cultural aldeense. As atividades serão ministradas pela assessora técnica da Secretaria Municipal de Cultura, Josephane Lima.
O secretário de Cultura, Thiago Marques, reforçou a importância da participação da sociedade civil. “Estamos em estado de Conferência e avançando na implementação da Lei Paulo Gustavo, inclusive com a aprovação do Plano de Ação junto ao Ministério da Cultura. Por isso, é fundamental que os nossos artistas e agentes culturais estejam com seus portfólios prontos e com os seus cadastros atualizados no Mapeamento Cultural, porque a inscrição nos editais que serão abertos, via Lei, bem como o credenciamento para a participação na 4ª Conferência Municipal de Cultura dependem desses documentos. A oficina será uma excelente oportunidade para a aprendizagem e esclarecimento de dúvidas”, disse.
O Cine Estação fica localizado na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255 – Centro, ao lado da Casa da Cultura. Respeitando a capacidade de lotação do espaço, serão oferecidas 50 vagas por sessão. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2625-5167 ou pelo e-mail cultura@pmspa.rj.gov.br.
Deixe uma resposta