Com enredo sobre ancestralidade negra, agremiação alcança 269,4 pontos e assegura lugar na Sapucaí em 2027
A União de Maricá conquistou o título da Série Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro. A apuração ocorreu nesta quinta-feira (19/02), consagrando o desfile apresentado na madrugada de sábado (14/02), na Marquês de Sapucaí. Com o resultado, a escola assegura vaga no Grupo Especial em 2027.
Com 269,4 pontos – perdendo nota máxima em apenas dois quesitos –, a agremiação comemorou o desempenho na quadra, que permaneceu lotada durante a apuração. Com o suporte da Prefeitura de Maricá, o enredo “Berenguendém e Balangandãs”, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, abordou memória, identidade e ancestralidade da mulher negra.
“Criamos a União de Maricá quando muita gente dizia que era maluquice, que nunca ia acontecer… e agora estamos na Sapucaí. Realizamos um sonho. É mais uma utopia que nós projetamos e transformamos em realidade. É Maricá no Grupo Especial da Sapucaí”, celebrou o prefeito de Maricá e presidente de honra da escola, Washington Quaquá.
“É uma emoção muito grande. É o trabalho de um ano inteiro. Não tenho palavras para agradecer à minha comunidade e à minha diretoria. Quero dedicar esse título também aos profissionais envolvidos no acidente que, graças a Deus, estão bem. Em breve estarão conosco comemorando essa conquista histórica”, completou o presidente da escola, Matheus Santos.
Além do título, a escola recebeu 15 troféus no Prêmio Plumas e Paetês Cultural, em categorias como Desenhista, Figurinista, Intérprete, Mestre de Bateria e Passista Feminino. No Prêmio Band Folia, a Ala de Passistas foi eleita a melhor da Série Ouro. Já no Prêmio Explosão In Samba, Zé Paulo Sierra e Thai Rodrigues foram premiados como “Melhor Intérprete” e “Melhor Musa”.
Foto: Lucas Nunes
Share this content:



Publicar comentário