Cidade celebra legado de Darcy Ribeiro em seu 103º aniversário

Evento no Cine Henfil homenageou o antropólogo com exibição de documentário, debate e lançamento de livro

54882289348_d451bed809_o-scaled-1-300x201 Cidade celebra legado de Darcy Ribeiro em seu 103º aniversárioA Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cultura e das Utopias, realizou neste domingo (26/10) uma cerimônia em homenagem aos 103 anos do antropólogo e escritor Darcy Ribeiro. A celebração, que aconteceu no Cine Henfil, congregou representantes do governo municipal, admiradores do intelectual e comunidade local.

Como parte da programação, foi apresentado o documentário “Darcy Ribeiro – Guerreiro Sonhador”, que traça um panorama abrangente da experiência pessoal e do percurso intelectual de um dos mais importantes pensadores do país, notório por suas contribuições à educação, à vida política e à preservação da cultura brasileira.

“Devemos celebrar permanentemente o aniversário de Darcy Ribeiro. Ele constantemente enfatizava a força da nossa ancestralidade, e hoje rememoramos o grande historiador, escritor e político que ele representou”, ressaltou o secretário de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin.

Em seguida à projeção, os participantes integraram um debate com o tema “Darcy, Política e Antropologia”. A mesa de discussões foi formada pelo secretário de Recursos Hídricos e Minerais, Júlio Carolino, e pelo médico Carolino Santos, sob coordenação da professora Rita Rosa.

Para encerrar as atividades, ocorreu o lançamento da obra “Darcy Ribeiro – Um Coração Indígena”, de autoria da professora Rita Rosa. O encontro também registrou a presença de Ivan de Souza, filho do cartunista e escritor Henfil, assim como da vereadora Adriana Costa.

“Discutir a trajetória de Darcy Ribeiro me comove profundamente. Minha primeira leitura foi ‘Maíra’, ainda durante a infância. Darcy permanece vivo e será eternamente recordado e celebrado pela cidade que escolheu para viver”, declarou Rita Rosa.

Foto: Clarildo Menezes

Share this content:

Publicar comentário