Foto: Ákilla Ribeiro
A iniciativa gera relatórios que ampliam a transparência, apresentam uma radiografia da segurança no Município
Com a finalidade de manter um registro detalhado das estatísticas de Segurança Pública no município, o Observatório de Segurança celebra três anos de funcionamento. A iniciativa produz relatórios que ampliam a transparência, oferecem um panorama da situação local e servem como base para análises, utilizando ciência de dados para gerar diagnósticos precisos e incentivar a participação social na busca por soluções, além de aprimorar o acompanhamento de informações relevantes.
O objetivo central é empregar a ciência de dados na criação de estratégias eficientes de prevenção e combate à criminalidade. O secretário de Segurança Pública, Carlos Menegasi, ressaltou que o Observatório se tornou um instrumento importante na gestão da segurança. “Atualmente, somos um dos poucos municípios do interior do Estado que produzem esse documento. Nossa equipe trabalha na coleta de dados para analisá-los de forma científica, transformando essas informações em políticas públicas direcionadas à redução da criminalidade e à implantação de ações que atendam, de maneira precisa e estratégica, às demandas de todas as instituições de Segurança Pública e da população”, declarou.
O chefe do Observatório de Segurança Pública do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), Guilherme Miraldi, destacou que o órgão padroniza e organiza processos. “Desde 2022, quando criamos o relatório, ele tem sido um documento fundamental para apoiar gestores na elaboração e no acompanhamento de planos, programas e projetos com base em indicadores”, afirmou.
Segundo Miraldi, o documento também contribui para estimular a produção científica. “Reunimos uma série de dados que mostram mudanças em diferentes cenários da cidade, como mancha criminal, aumento da população em situação de rua e violência contra a mulher. Com essas informações, é possível realizar análises relevantes sobre a evolução da criminalidade e outros aspectos do município”, disse.
Instituído pela Lei Municipal nº 2.686/2022, de 1º de junho de 2022, o Observatório é formado por profissionais da área de segurança e conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e outras secretarias municipais.
Share this content:
Publicar comentário